São insetos de grande importância em saúde pública, podem ser considerados vetores (insetos que levam doenças aos seres humanos) de uma série de microorganismos capazes de desenvolver doenças sérias.
Atualmente, a dengue é a mais importante doença transmitida por vetores nas Américas. É uma ameaça à saúde de milhões de pessoas que vivem em áreas urbanas, onde vive o seu vetor biológico, que é o mosquito Aedes aegypti. Assim, não é possível transmitir dengue por contato físico, secreções, alimentos ou qualquer outra forma além da picada do mosquito Aedes aegypti.
A complexa relação entre as variáveis climáticas, abundância do mosquito, densidade de hospedeiros humanos e sorotipos virais definem a heterogeneidade da transmissão da doença.
O vetor Aedes aegypti se reproduz quando as fêmeas colocam ovos na parede de recipientes artificiais e reservatórios pequenos e as larvas eclodem em contato com a água. Quando a fêmea do mosquito está infectada, seus ovos podem conter larvas que já carregam o vírus da dengue e, assim, gerar mosquitos capazes de continuar a transmissão da doença para a população.
Não adianta, portanto, apenas substituir a água, mesmo que isso seja feito com frequência. Desses ovos surgem as larvas, que, depois de algum tempo vivendo na água, vão formar novos mosquitos adultos.
O combate ao mosquito pode ser realizado de duas maneiras: eliminando os mosquitos adultos e, principalmente, acabando com os criadouros de larvas. Para isso é importante que recipientes que possam encher-se de água sejam descartados ou fiquem protegidos com tampas.
O controle do Aedes deve ser feito por profissionais do ramo com o devido conhecimento técnico dos ciclos biológicos. Produtos utilizados para o controle deverão ser:
a)InseticidasPiretróides
b) Larvicidas
Para os mosquitos da dengue são utilizados somente produtos específicos, proporcionando maior segurança e eficiência em cada dedetização, aliada a constante preocupação em preservar o meio ambiente.
A AllianceMK é uma empresa altamente especializada no combate e controle de pragas urbanas. Para os serviços de dedetização, utilizamos equipamentos de última geração, profissionais qualificados e treinados periodicamente para atender os mais diversos tipos de serviços de dedetização.
CONTRATE NOSSOS SERVIÇOS.
– CONTROLE LARVAR – Essa é uma etapa fundamental no controle de mosquitos e deve receber o grau de atenção merecido. O controle larvar consiste basicamente em tratar os criadouros (calhas, caixas d’água, plantas etc) com biolarvicidas, impedindo que as larvas transformem-se em mosquitos adultos.
– CONTROLE ESPACIAL – Tratamento através de equipamento próprio (FOG), também conhecido como fumacê, onde micropartículas de inseticida são dispersas no ambiente externo. Essa etapa tem como principal objetivo matar o mosquito adulto durante o vôo. Essa técnica visa eliminação imediata de mosquitos adultos que entram em contato com o inseticida no ato da aplicação e morrem. Essa é uma técnica que só traz resultados efetivos quando as aplicações são realizadas semanalmente.