• CONTROLE E MEDIDA PREVENTIVA

    Aparência:

    Baratas são insetos da ordem Blattodea que habitam nosso planeta há pelo menos 320 milhões de anos como indica o registro fóssil da espécie Paleoblatta douvillei.

    Importância médico-sanitária:

    As baratas podem carregar microorganismos que transmitem doenças, transportando-os de locais em condições precárias de saneamento para o ambiente do homem. Os agentes causadores das enfermidades podem ser encontrados externamente em seu corpo, nas pernas, pêlos, ou internamente no trato digestivo, sendo eliminados pelas fezes, e ainda, as baratas eliminam uma secreção bucalde sua boca que impregna os alimentos com os quais entram em contato. As doenças mais comumente transmitidas são de origem gastrointestinal, tais como: salmoneloses, shigueloses e enteroviroses. Ainda podem transmitir cólera, difteria, carbúnculo, tétano, diarréias, toxoplasmose etc.

    Medidas preventivas:

    Qualquer tratamento de controle de baratas deve ser precedido e acompanhado da execução das seguintes medidas preventivas:
    a) limpeza e posterior vedação de caixas de gordura e esgoto; b) acondicionamento de alimentos em recipientes fechados;
    c) estoque de alimentos em estrados suspensos do chão e afastados das paredes;
    d) eliminação de entulhos;
    e) vedação com borracha da parte inferior de portas de acesso externo;
    f) eliminação de lixo e resíduos orgânicos;
    g) vedação de ralos, pias, banheiras etc., de banheiros e outras instalações, com tampas apropriadas;
    h) limpeza e vedação de lixeiras e tubos de queda;
    i) reparo de frestas e acabamentos de paredes, bancadas, tetos etc.;
    j) limpeza de locais de abrigo, tais como: atrás de quadros, armários etc.

    Hábitos:

    As baratas podem viver no ambiente aquático, desértico, silvestre e doméstico. Em relação às espécies sinantrópicas (domésticas), elas costumam abrigar-se em frestas e locais quentes, úmidos e próximos a alimentos como redes de esgoto, porões, armários e gavetas, cozinha e dispensa de alimentos. Geralmente saem forragear a procura de comida e retornam para o mesmo local. De modo geral, possuem hábitos noturnos e são lucífugas, ou seja, durante o dia vivem escondidas em recantos escuros.

    Alimentação:

    As baratas são animais que com pouco restrição alimentar, são atraídas por alimentos doces, gordurosos e de origem animal. Podem se alimentar de refrigerantes, material proveniente da descamação da pele e queijos.

    Como se reproduzem:

    As baratas são insetos ovíparos ou ovovivíparos. Normalmente, seus ovos são depositados dentro de um estojo ou cápsula protetora denominada ooteca, também vulgarmente chamado de "ovo de barata".

    Controle:

    A metodologia de controle de baratas consiste em aplicação química localizada ou com iscas atrativas digestivas a base de biocidas biológicos que não necessitam de ausência do local, e atrativas a base de feromônio, também é possível a utilização de inseticidas a base de piretróides.

    Doenças / Prejuízos:

    As baratas apresentam importância econômica, doméstica, médica, ecológica e na pesquisa científica. A importância agrícola é insignificante, já que grandes populações podem roer raízes de algumas plantas comprometendo a absorção de água. Além disso, podem também consumir alimentos estocados e, assim, inutilizar o produto para o comércio e alimentação.

     

    Para solicitar informações sobre medidas de controle desta praga, favor entrar em contato com nosso Departamento Comercial. (clique aqui)